O que são vírus, estrutura, vida, classificação, ciclo reprodutivo, doenças causadas por vírus, as vacinas e informações importantes.
Imagem de microscópio do vírus influenza (gripe)
Introdução
A palavra vírus é originária do latim e significa toxina ou veneno. O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de automultiplicação, utilizando para isso sua estrutura celular. É um agente capaz de causar doenças em animais e vegetais.
Estrutura de um vírus
Ele é formado por um capsídeo de proteínas que envolve o ácido nucléico, que pode ser RNA (ácido ribonucléico) ou DNA (ácido desoxirribonucléico). Em alguns tipos de vírus, esta estrutura é envolvida por uma capa lipídica com diversos tipos de proteínas.
Vida
Um vírus sempre precisa de uma célula para poder replicar seu material genético, produzindo cópias da matriz. Portanto, ele possui uma grande capacidade de destruir uma célula, pois utiliza toda a estrutura da mesma para seu processo de reprodução. Podem infectar células eucarióticas (de animais, fungos, vegetais) e procarióticas (de bactérias).
Classificação
A classificação dos vírus ocorre de acordo com o tipo de ácido nucléico que possuem, as características do sistema que os envolvem e os tipos de células que infectam. De acordo com este sistema de classificação, existem aproximadamente, trinta grupos de vírus.
Ciclo Reprodutivo
São quatro as fases do ciclo de vida de um vírus:
1. Entrada do vírus na célula: ocorre a absorção e fixação do vírus na superfície celular e logo em seguida a penetração através da membrana celular.
2. Eclipse: um tempo depois da penetração, o vírus fica adormecido e não mostra sinais de sua presença ou atividade.
3. Multiplicação: ocorre a replicação do ácido nucléico e as sínteses das proteínas do capsídeo. Os ácidos nucléicos e as proteínas sintetizadas se desenvolvem com rapidez, produzindo novas partículas de vírus.
4. Liberação: as novas partículas de vírus saem para infectar novas células sadias.
Curiosidades:
- Exemplos de doenças humanas provocadas por vírus: hepatite, sarampo, caxumba, gripe, dengue, poliomielite, febre amarela, varíola, AIDS e catapora.
- Os antibióticos não servem para combater os vírus. Alguns tipos de remédios servem apenas para tratar os sintomas das infecções virais. As vacinas são utilizadas como método de prevenção, pois estimulam o sistema imunológico das pessoas a produzirem anticorpos contra determinados tipos de vírus.
4 comentários:
helorya vou fazer perguntas pra você.
os vírus são heterotrofos ou autotrofos?são eucariontes ou procariontes?
Bom, como já foi dito os vírus não são seres vivos, por isso não podem ser classificados dessa maneira que você quer, pois isso é uma classificação para seres vivos.Embora os cientistas os classifiquem como seres vivos , estes não são enquadrados em nenhum dos cinco grandes reinos.
Postado por Helorya n° 12 7° E
muito bom helorya!!parabéns!!muito boa a sua resposta!!
POSTADO POR:TALLYTA BARROS N°32 7°E
Sinto ter que corrigir, mas na resposta que você deu ao comentário feito pelo Grupo de Ciências, você falou que eles não são seres vivos. Informação é incorreta, pois até hoje não se tem certeza, pois vários pontos apontam para o fato de serem seres vivos e vários apontam para o fato de não serem. Por isso não é bom falar desta maneira. Mas tirando isso o blog está de parabéns e peço desculpas se fui inconveniente.
Postar um comentário