quarta-feira, 3 de março de 2010

Aves de rapina



Esse mês iremos postar sobre o Gavião-do-banhado, uma ave de rapina fascinante e muito interessante.Lembrem-se que todo o mês postaremos sobre essas aves extraordinárias.Leiam e divirtam-ser.



Gavião-do-banhado

O gavião do banhado, conhecido também como tartaranhão-do-brejo, gavião-do-alagado, é um gavião grande, atinge 60cm de comprimento.Macho e fêmea possuem plumagens diferentes, uma característica rara dentre as aves de rapina.O macho é escuro na cabeça, doso e coleira peitoral.A barriga é branca, com pontos escuros em alguns exemplares.A testa e uma visível lista no supercílio são brancos. Como os lados da cabeça são mais escuros, em conjunto com o pequeno bico, fica parecendo o formato de cabeça de coruja.Na fêmea e no juvenil, a barriga, peito e ventre são marrom escuros, com estrias claras e escuras, mais forte no imaturo; os clações avermelhados. Costas amarronzadas.Existe uma forte variação individual, com exemplares mais claros ou escuros.Em qualquer caso, o forte barrado das asas e cauda ajudam na identificação desse gavião único . As listras das asas são muito fortes e finas, enquanto a cauda, escura possui 5 faixas mais claras e ponta clara. Em vôo , as penas de extremo da asa ficam com as pontas separadas entre si, no formato de detos.

ALIMENTAÇÃO

Caça anfíbios, mamíferos, pássaros e chocando no nicho com seus ovos e filhotes e outros pequenos animais.Consta que consome ovos de outras aves voando sobre áreas úmidas paludossas como Ciscus cinereus.Foi observado consumindo ovos de Heteronetta atricapilla.Até captura Falco sparverius em áreas campestres, começando a devorá-lo pela boca.

REPRODUÇÃO

Constroem o nicho no solo , entre a vegetação.Dados de sua reprodução são escassos.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

Está presente em grande parte do Brasil com exceção dos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.Também ocorre nas Guianas , Venezuela, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.Mais comum no sul do Brasil.

HÁBITOS/INFORMAÇÕES GERAIS

Vive nos banhados e outras áreas alagadas.Voa rasante vagarosamente sobre a vegetação dos brejos planando a procura de alimento.Habitante típico dos campos inundáveis e brejos, onde caça rãs, pequenos roedores e outros vertebrados pequenos, localizados a partir do ar.Seu vôo lembra o dos urubus do gênero Cathartes, por ser ( só na aparencia ) errático e instável.Graças a suas longas e finas asas, movimenta-se sem problemas, mesmo a baixa altura sobre o alagado , guiado pela cauda comprida.

Nenhum comentário: