Um laboratório é uma sala ou espaço físico normalmente equipada com diversos instrumentos de medição onde se realizam experiências, cálculos,análises químicas ou biológicas e medições físicas.
É comum na prática laboratorial a utilização de modelos físicos e de modelos matemáticos.
Equipamento
Normalmente computadores e equipamentos específicos, dependendo de suas finalidades (laboratórios de química, de física, de biologia, de clínica médica, de hidráulica, de solos, de aeronáutica, de automóveis , etc).
Nos laboratórios de química, normalmente, há pelo menos uma capela de laboratório onde produtos químicos tóxicos e perigosos podem ser manipulados sem risco. Isto reduz, e geralmente, elimina o risco de inalação dos gases tóxicos produzidos pela reação dos produtos químicos.
Nos laboratórios, há habitualmente uma ou várias pias para lavar as mãos. Extintores são instalados , para ajudar a apagar o fogo no caso de incêndio. Há igualmente um dispositivo para lavar os olhos e um chuveiro no caso dos produtos químicos vazarem sobre as roupas, a pele ou os olhos exceto em laboratórios de tecnologia e de física, onde não se utiliza vidraria, capela e produtos químicos tóxicos.
Em anexo ao laboratório, há habitualmente um ou vários locais onde os produtos químicos secos e úmidos são armazenados, onde se prepara todos os reagentes como ácidos, bases, soluções tampão, solução e onde se distribui a vidraria, o pequeno material e os equipamentos de proteção individual do pessoal. Num laboratório de tecnologia ou de física, estas salas adicionais, em geral, são utilizadas para o armazenamento dos equipamentos e como atelier de reparo.
Freqüentemente, uma sala é reservada à purificação dos reagentes ou, no caso da bioquímica, a esterilização dos equipamentos.
O equipamento e a orientação de um laboratório dependerão finalmente do seu objetivo.
Os laboratórios de universidade, e em geral os de análise química ou bioquímica contêm da vidraria em grande quantidade.
Como equipamentos comuns de laboratório, pode-se ter as centrífugas para separar os sólidos dos líquidos, os espectrofotômetros para medir a adsorbância óptica de um líquido a um comprimento de onda definido (medida da cor), trompas para fornecer a aspiração , e termostatos para manter uma temperatura fixa e definida.
Os laboratórios de microbiologia têm habitualmente salas separadas com pressão negativa para impedir a entrada de bactérias nocivos. O ar passa, em geral, por um certo número de filtros e é expulso da sala.
Os laboratórios previstos para tratar séries de amostras, como os destinados à análise para o meio ambiental ou análises clinícas são equipados de aparelhos especializados automatizados concebidos para tratar muito de amostras. A pesquisa e a experimentação não são uma prioridade nestes laboratórios; o objetivo é oferecer um resultado rápido e fiável.
Vidraria
Balões
Balão fundo chato ou de Florença
Balão fundo redondo
Balão fundo redondo com gargalo de virola
Balão volumétrico
Erlenmeyer
Kitassato
Varios balões
Balão Tritubulado comum
Balão Bitubulados
Balão de Adição tritubulado
Frasco de Grignard
Béqueres
Béquer
Condensadores
Suporte para garra de condensador
Condensador Liebig
Condensador West
Condensador a ar
Condensador Allihn
Condensador Davies (camisa dupla)
Condensador Friederich
Condensador Serpentina
Condensador Dewar
Funil
Funil de Filtração de 60º
Funil de separação
Funil globular
Funil squibb
Funil cilíndrico
Funil separador
Funil Buchner
Funil Hirsch
Funil com prato de Witt
Funil com crivo ou placa perfurada
Funil multi poroso
Eletrônicos
São aperelhos eletrônicos para facilitar certos atos no laboratório.
Microscópio
Centrífuga
Estufa
Capela
Mufla
Balança
Espectrofotômetros
termostato
Colorímetro
Banho Maria
Demais equipamentos
Bureta
Consiste de um tubo cilíndrico graduado e apresenta na parte inferior uma torneira de vidro controladora da vazão. É empregada especificamente nas titulações. Sua precisão, tão como sua exatidão são influenciadas pela vazão do liquido titulante. Para compostos polares a vazão ideal é de 10ml/min, um valor inferior a isso pode causar demasiada adesão do liquido as paredes de vidro e uma velocidade muito acima disto pode deixar gotículas do material no vidro. No Caso de compostos apolares o valor pode ser aceito como 50% acima deste. Nestes casos deve-se levar em consideração também a viscosidade do material, estes valores são dados como exemplos para compostos com viscosidade próxima a da água.
Bico de Bunsen
Pipeta
Bastão de vidro
Placa de petri
Proveta
Tubo de ensaio
Condições gerais em um laboratório
Temperatura
A temperatura ambiental normal é de 20 °C, com algumas tolerâncias, dependente do tipo de experimento ou de medição que se quer realizar. As variações de temperatura (dentro da banda de tolerância) devem ser suaves. Por exemplo, no laboratório de metrologia dimensional, a variação de temperatura deve ser limitada à 2 °C/h (num intervalo de tolerância de 4 °C).
umidade
Normalmente, convém que seja fraca visto que ela acelera a oxidação dos instrumentos metálicos.No entanto, considera-se que a umidade do laboratório não deva ser superior a 50% quando a finalidade é evitar a oxidação de certos aparelhos. Para laboratórios cujo foco é a realização de culturas biológicas, o ideal é que a umidade do ar esteja acima 20% até 70%.
Pressão
Nos laboratórios industriais, a pressão deve ser ligeiramente superior à pressão atmosférica , para evitar a entrada de ar na abertura das portas de acesso. No caso de laboratórios que apresentam riscos biológicos (manipulação de agentes infecciosos), a situação deve ser oposta, porque o ar, que pode ser contaminado, não deve poder sair do laboratório; neste caso, a pressão do ambiente deve ser ligeiramente abaixo da pressão atmosférica.
Rede elétrica
As variações de tensão na rede devem ser evitadas para medições elétricas. Estas variações de tensão podem influenciar os resultados das medições.
Pó
Deve ser controlada. Nos laboratórios de interferometria, por exemplo, a presença de poeira altera o comportamento da luz que atravessa o ar.
Vibrações e ruído
O barulho e as vibrações podem influenciar o resultado das medidas realizadas por técnicas mecânicas. É o caso de medidas feitas com os instrumentos que medem as coordenadas, por exemplo.
Segurança no laboratório
Embora os problemas de segurança variem de acordo com cada caso, a segurança sempre é um ponto crucial.
Algumas práticas boas:
1. Ao chegar ao laboratório, observe primeiramente a localização de extintores, areia, torneiras, reagentes, vidrarias, etc.
2. Trabalhe sempre com método, atenção e calma.
3. Jamais improvise, pois poderá causar acidentes.
4. Nunca comece seu trabalho com duvidas, use sempre o material correto.
5. Não toque em aparelhos desconhecidos e jamais se encoste às bancadas.
6. Antes de iniciar a experiência, leia atentamente o roteiro, entendendo o que deverá ser feito.
7. Leia atenciosamente o rótulo de qualquer reagente antes de usá-lo. Use as quantidades de substancias indicadas pelo professor.
8. Nunca prove substancias e nem leve tubos ou frascos sob o nariz, verifica-se o odor, deslocando-se com a mão para a sua direção os vapores que se desprendem do frasco ou tubos.
9. Muito cuidado com os bicos de Bunsen: verifique se não há vazamento e ao terminar a experiência feche-os.
10. Use a tela de amianto e tripé de ferro para aquecer qualquer substancia liquida ou sólido. Os tubos de ensaio que contiverem líquidos devem ser aquecidos pela parte do meio e não pelo fundo, sendo que não devem ser voltados para você ou colega.
11. Não aqueça reagentes em sistemas fechados.
12. Atenção para não se machucar com vidraria quente.
13. Nunca coloque perto do fogo substancias inflamável ou aerosol.
14. Mantenha o frasco de reagente sempre tampado. Ao retirar sua tampa, não a coloque sobre a bancada voltada para baixo.
15. Enquanto estiver no laboratório, evite passar os dedos na boca, nariz, olhos e ouvidos. Lave as mãos ao sair do laboratório.
16. Sempre adicione ácido a água, se for feito o contrário, a reação será violenta, causando acidentes.
17. Nunca pipete líquidos com a boca e jamais use a mesma pipeta para medir ao mesmo tempo solução diferente.
18. Comunique ao professor qualquer acidente, qualquer corte, por menor seja, deve ser desinfetado e coberto.
19. Se alguma substancia inflamável derramar-se sobre a bancada e pegar fogo, use o extintor de incêndio ou jogue areia sobre o fogo.
20. Caso a roupa do colega pegue fogo, abafe-o com cobertas ou peças do vestuário.
21. Queimaduras provocadas por: Calor: use pomada à base de picrato. Não lave o local queimado. Ácido: Lave com água e neutralize com solução de bicarbonato de sódio. Base: Lave com bastante água e neutralize com solução acido bórico
22. Não misture substancias ao acaso, mas somente de acordo com as instruções.
23. Quando a lâmpada do microscópio estiver acesa, evite qualquer trepidação.
24. Cubra o microscópio com a capa quando terminar seu experimento.
25. Limpe todas as superfícies de cristal, lentes e espelhos com um pano ou pincel macio.
26. Limpe as lentes com algodão embebido em água destilada, se não observar resultado, use solvente como acetona, xilol ou benzina pura, nunca álcool.
27. Se o microscópio tiver que ser transportado, deve ser sustentado com ambas as mãos, sendo que a mão direita segura o corpo e a esquerda apóia a base ou o pé.
28. Não é permitido fumar, comer nem beber no laboratório.
29. Usar vestimenta adequada: calça comprida, tênis, não usar boné.
30. Não é permitida a permanência no laboratório com aparelhos eletrônicos, tais como celulares, MP3, entre outros.
31. Levar para o laboratório apenas caneta, lápis, borracha, e caderno para anotações.
32. Ao termino das atividades, lavar ou descartar os materiais conforme orientação do professor.
33. Ao termino das experiencias guardar em lugares corretos todo tipo de material utilizado.
34. Qualquer dúvida sobre o experimento, pergunte ao professor.
35. Esteja sempre protegido com máscara e óculos para experiencias mais violentas.
2 comentários:
^^'
Meu Deus, a concorrência é grande...
Tô brincando!! A professora está certa, os nossos blogs são os dois melhores. E tal afirmação tem fundamento, pois a postagem sobre o laboratório foi completa e bem elaborada.
Parabéns.
Leonardo de Sousa (18) 7º E
P.S.: Caso vocês não vejam a minha resposta para vocês lá no nosso blog, sobre o laboratório, ela foi: "[...]vamos responder a sua pergunta com uma postagem. Pedimos a paciência e obrigado."
muito boa essa postagem sobre o laboratório.
poor:Brenda'mikaelly:}8ºF.
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