sábado, 24 de abril de 2010

Hospital na Espanha diz ter feito o 1º transplante completo de rosto

Um espanhol submetido a um transplante total de rosto em março passado já está se comunicando, declarou nesta quinta-feira (22) o chefe da cirurgia plástica do hospital de Barcelona, onde a operação foi realizada.

O paciente, que não teve a identidade revelada, tinha o rosto deformado desde os cinco anos depois de sofrer um acidente, e não podia respirar ou falar normalmente.

Segundo o hospital Vall d'Hebron de Barcelona (nordeste), trata-se do primeiro trasplante total de rosto do mundo, já que os onze anteriores foram parciais.

A operação mobilizou trinta pessoas durante 22 horas e o paciente teve transplantada toda a pele e músculos do rosto, nariz, lábios, maxilar superior, todos os dentes, os ossos da maçã do rosto e da mandíbula, segundo o hospital.

O jovem pediu para se olhar no espelho uma semana depois da operação, o que fez reagindo com tranquilidade, segundo o médico Joan Pere Barret. Nas próximas semanas ele poderá começar a comer, segundo o hospital.



Publicado pelo aluno Ernesto Sousa

2 comentários:

Bad boys disse...

legal! mais eu tenho uma pergunta isso quando eu vi no jornal, eles tinham dito que, era o segundo transplante total da face o 1º tinha sido de uma americana que foi atacada pelo seu cão!cujo o nome não estou recordado agora

Grupo Sigma disse...

Eu não sei bem, mais ai na postagem diz que foi o primeiro transplante COMPLETO de rosto.Esse que você citou pode ter sido o primeiro mais não completo.Mesmo assim eu não sei bem , pois não fui eu que fiz a postagem.
Postado por Helorya n° 12 7° E